segunda-feira, abril 25, 2011

. Pensar .

Esse texto foi escrito por mim, a muitos, muitos anos. Ignorem minha falta de coerência. Mas gosto da idéia central dele.

Pensar, a saída para tudo é pensar. Razão, o mundo sobrevive da razão. Quem não pensa se deixa levar pelas paixões. As paixões em certas horas servem para te dar algo que a razão lhe tira, a coragem.

Mais coragem sem razão é tolice, coragem com razão é sabedoria. Muitos dos grandes nomes da história tinham problemas com a paixão, eles eram homens brilhantes quando pensavam; mais estúpidos quando deixavam as suas paixões lhes dominarem.

Desse modo vemos como as paixões afetam nossa percepção. Não quero condenar os passivos mas há momentos em que se deve ser frio e calculista. Apesar de que essa forma de pensar desperte a antipatia de alguns, que dizem que se sentiriam traindo o próximo.

Bem, não há como evitar qualquer pessoa que vive nesse mundo é submetida a esse tipo de comportamento. Nessa sociedade desde o berço todos nós temos que nos controlar. Pois o comportamento afetivo até mesmo educado algumas vezes é considerado um ponto fraco. Particularmente tenho uma opinião bem formada sobre esse assunto.

Todos deveriam voltar a assumir uma postura humana com base na boa convivência. A inteligência dos grandes sempre disse: temos de ser flexíveis e nos adaptar como a natureza. Essa força natural sempre nos mostrou que toda ação tem uma reação. Tudo na sua essência é perfeito.

Quando se modifica um elemento qualquer, dado a nós pela natureza pode ter a certeza que pode até demorar muitos anos, mas, grandes mudanças chegaram. O homem durante sua evolução usou e abusou da natureza sem se importar com que aconteceria com sua espécie no futuro. Todo esse abuso causou grande parte dos problemas que temos na atualidade. Esse excessivo uso da natureza trouxe o comércio; as pessoas se apropriaram da natureza, um bem totalmente livre. E quem mais tirava dela mais possuía dinheiro.

Bem, isso é totalmente reprovável. As pessoas mais sábias são sempre ingênuas demais, ou astutas demais para desafiar esse modo de pensar. Por que iriam acabar com o que lhes sustenta. Um cientista obstinado não vai se importar em como conseguir a verba para suas pesquisas. E com isso não vai dizer ao dono de um multinacional que é ridículo e imoral explorar a mão-de-obra dos países pobres, maltratando as pessoas que trabalham em condições subhumanas. Que por sua vez não conseguem se revoltar contra isso, pois não tem os recursos e informação necessários para esse fim.

E isso é uma bola de neve que não vai acabar de crescer tão cedo, só quando alguém conseguir se revoltar e não for derrotado. Então pense se é nesse mundo desumano que você quer viver, morrer, ter filhos, e quer que eles vivam, morram, e tenham filhos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário