terça-feira, fevereiro 15, 2011

.DeísmoFeelings.

O post de hoje, é para falar de uma escolha minha.
Algo bem pessoal, que é minha preferência nem religiosa, mas filosófica de vida.
Uma pergunta recorrente na minha vida, quer dizer, uma afirmação é...
" Mas Ka, você é atéia"... Como assim?
Não, não sou. Por favor pessoas, não sejam completamente ignorantes!
Além disso é um insulto.
Se bem que, criticar as crenças básicas dos que são diferentes é quase um esporte no Brasil.
Mas a essa afirmação eu tenho apenas uma resposta, " Não, eu sou deísta."
E como era de se esperar com isso vem a pergunta. " O que é deísmo?"
As pessoas são de fato ignorantes.
Algumas até conhecem o termo, mas o relacionam apenas a um pensamento do liberalismo politico na Revolução Francesa, não é bem assim.

O Deísmo é uma corrente filosófica de compreensão da vida, do espírito e das verdades espirituais. Não é religião, é um pensamento.

Uma definição básica

O deísmo é uma postura filosófico que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional.

O deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus, através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas tais como a "revelação divina", os dogmas e a tradição. Os deístas, geralmente, questionam as religiões denominacionais e seu(s) deus(es) dito(s) "revelado(s)", argumentando que Deus é o criador do mundo, mas que não intervém, nos afazeres do mesmo, embora esta posição não seja estritamente parte da filosofia deísta. Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza.

É interessante dizer, que o conceito deísta de divindade não corresponde, necessariamente, ao que comumente a sociedade entende ser "deus". Ou seja, existem várias formas de se compreender aquilo que é, supostamente, transcendente ou sobrenatural. Então, Deus pode ser compreendido como o princípio vital, a energia criadora ou a força motriz do Universo. Todavia, não propriamente como um ser antropomórfico. Tal representação é específica das religiões fundamentalistas, os quais o deísta não considera como sendo a verdade.

O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação divina, mas essa revelação será válida apenas para a pessoa que a recebeu (se realmente a recebeu). Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo que nenhuma delas seja a "verdade".

Conceitos Básicos do Deísmo.

  • 1- Admito uma existência divina, mas com características distinta de religiões.
  • 2- Corroboro que a "palavra" de Deus são as leis da natureza e do Universo, não os livros ditos "sagrados" escritos por homens em condições duvidosas.
  • 3- Uso apenas a razão para pensar na possibilidade de existência de outras dimensões, não aceitando doutrinas elaboradas por homens.
  • 4- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião.
  • 5- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
  • 6- Prefiro elaborar meus princípios e meus valores pessoais pelo raciocínio lógico, do que aceitar as imposições escritas em livros ditos "sagrados" ou autoridades religiosas.
  • 7- Sou um livre-pensador individual, cujas convicções não se formaram por força de uma tradição ou a "autoridade" de outros.
  • 8- Acredito que religião e Estado devem ser separados;
  • 9- Prefiro me considerar um ser racional, ao invés de religioso.
  • 10- O raciocínio lógico é o único método do qual podemos ter certeza sobre algo


Espero que esse post explique muito sobre mim, e principalmente esclareça o deísmo a vocês. Espero que ajude os que estão perdidos, procurando um pensamento que os ajude.







3 comentários:

  1. Isso aí!
    Achei uma bela posição filosófica. Fico muito feliz de saber que você tem isso definido em sua mente; é algo a mais para se conhecer em você ;)
    Eu tenho certeza da existência de Deus. Já tive muitas dúvidas antes, mas agora tenho certeza absoluta. Simplesmente sei, porque senti. Talvez isso possa se encaixar na parte de "revelação divina". Mas eu não sei nada sobre Ele, sobre o que vem depois da morte, sobre "regras", nada disso. Ainda não acredito na Bíblia, ainda vejo as tirinhas do Um Sábado Qualquer ( xD ), e principalmente, ainda respeito completamente qualquer outra crença (ou falta dela).
    E, sinceramente, nunca consegui achar que toda a existência, todo o Universo e formas de vida tem qualquer outra explicação que não Deus. Não cabe em minha mente que tudo simplesmente apareceu, por acaso. Para mim faz muito menos sentido do que um Deus que tenha criado tudo.
    Ah, falei demais. UAHSUASHAUSH

    ResponderExcluir
  2. Nem falou, nem falou.
    Falou muito bonito e corretamente.
    O deísmo deu uma estrutura ao que eu já acreditava, deu um nome a minha crença...
    DeísmoFeelingsForever.

    ResponderExcluir
  3. eu sou deísta também!
    descobri ano passado...

    ResponderExcluir